EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Para responder esta questão, leia a citação com atenção e complete o que se pede.
Este tipo raramente apresenta problemas comportamentais, pois preocupa se com a aprovação dos professores, pais e outros. É perfeccionista, é dependente, tem facilidades para aceitar e se conformar mediante as situações novas. Possui autoconceito positivo, se culpa por faltas e fracassos, é responsável e autocritico. É um realizador em potencial, é comedido não gosta de correr riscos. Na maioria das vezes é amado, querido e admirado pelos colegas, professores e familiares. Este tipo de aluno não está bem preparado para os desafios e mudanças de vida e por isso necessita de motivação extrínseca, de correr riscos, de se posicionar, de perceber suas próprias deficiências, de ser desafiado, de ter autonomia, assim terá mais chances de desenvolver sua criatividade seus dons e talentos de modo pleno (AVELAR, 2018).
A citação acima trata das características do aluno com alta habilidade, do tipo:
Desafiante
Desistente
Escondido
Bem-sucedido
Rótulo Duplo
A surdocegueira é uma deficiência única que combina a perda de audição e visão, de tal maneira que a combinação dessas duas deficiências (audição e visão) impossibilitam o uso desses sentidos_ visão e audição_ e cria necessidades especiais de comunicação. Como acontece a interação entre a pessoa com surdocegueira e a realidade que a rodeia?
A interação deverá acontecer pelo olhar, pois, a interação pelo olhar, nesses casos, é de fundamental importância para que a pessoa possa acessar informações e compreender o mundo.
A interação deverá acontecer pelos sons, pois, a interação pelos sons, nesses casos, é de fundamental importância para que a pessoa possa acessar informações e compreender o mundo.
A interação deverá acontecer pelo toque, pois, a interação pelo toque, nesses casos, é de fundamental importância para que a pessoa possa acessar informações e compreender o mundo.
A interação deverá acontecer por meio do olfato, pois, a interação por meio do olfato, nesses casos, é de fundamental importância para que a pessoa possa acessar informações e compreender o mundo.
A interação deverá acontecer por meio de imagens, pois, a interação por meio de imagens, nesses casos, é de fundamental importância para que a pessoa possa acessar informações e compreender o mundo.
Sabemos que não há necessidade de se elaborar um currículo específico para as pessoas com necessidades educacionais especiais, mas sim uma adaptação curricular de modo a atendê-las em suas especificidades, em suas necessidades. Sabemos, também, que essas pessoas têm direito ao atendimento educacional especializado.
Sobre esse atendimento, analise as assertivas a seguir.
I – Esse atendimento deve ser prestado de forma complementar ou suplementar à formação dos alunos com necessidade educacionais no âmbito do ensino regular.
II - Esse atendimento deve ser prestado de forma complementar à formação dos alunos com necessidade educacionais no âmbito das escolas especiais.
III - Esse atendimento deve integrar a proposta pedagógica da escola, envolver a participação da família e ser realizado em articulação com as demais políticas públicas.
É correto o que se afirma em:
I e II apenas.
I e III apenas.
I apenas
II e III apenas.
I, II e III
Nos estudos sobre os interesses e as necessidades de crianças superdotadas e talentosas, vimos que, segundo a autora, “os estudiosos George Betts e Maureen Neihart após anos de estudos, observações, entrevistas distinguem os perfis dos alunos com talentos/ altas habilidades e superdotação em seis tipos.” (AVELAR, 2018, p.126).
I – São eles: o bem-sucedido, o desafiante, o escondido, entre outros.
II - São eles: o desistente, o rótulo duplo e o autônomo, entre outros.
III - São eles: o malsucedido, o desistente, e o autônomo, apenas.
Estão CORRETAS as afirmativas contempladas em:
I e III apenas
I, II e III
I e II apenas
II e III apenas
II apenas
Para responder esta questão, leia a citação com atenção e complete o que se pede.
Este tipo parece estranho, bobo, não tem poder pessoal, tem baixa autoestima, é frustrado, raivoso e nervoso. Pode apresentar dificuldade de aprendizagem. Pode sentir desencorajado, rejeitado, impotente e se isolar. Este aluno pode negar que está tendo dificuldades e alegar que as atividades são chatas. Demonstra trabalho inconsistente e suas notas são na média ou abaixo. (AVELAR, 2018).
A citação acima trata das características do aluno com alta habilidade, do tipo:
Desafiante
Autônomo
Escondido
Desistente
Rótulo Duplo
A Declaração de Salamanca representou um marco importante para a Educação Especial.
Os delegados da Conferência Mundial de Educação Especial, com representantes de 88 governos e 25 organizações internacionais em assembleia em Salamanca, na Espanha, reafirmaram, nessa declaração, o compromisso para com a Educação para Todos, reconhecendo a necessidade e urgência de providenciar a educação para as crianças, jovens e adultos com necessidades educacionais especiais dentro do sistema regular de ensino.
UNESCO/MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CIÊNCIA DA ESPANHA. Declaração de Salamanca e linha de ação sobre necessidades educativas especiais. Espanha, Brasília: CORDE, 1994. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/salamanca.pdf . Acesso em: 15 ago. 2017. (Adaptado)
Sobre essa declaração analise as assertivas a seguir.
I - o documento chama a atenção dos governantes para a necessária aplicação de investimento no redimensionamento das escolas para atendimento de qualidade a todas as crianças, independentemente das diferenças ou desigualdades sociais.
II - o documento recomenda, que “todas as crianças devem aprender juntas, sempre que possível, independentemente de suas dificuldades e diferenças”. (UNESCO, 1994, p. 23)
III - o documento recomenda, a escolarização de crianças em classes e escolas especiais, “[...] nos casos, pouco frequentes, nos quais se demonstre que a educação nas classes comuns não pode satisfazer às necessidades educativas ou sociais da criança [...]”. (UNESCO apud BORGES 2010, p. 229)
BORGES, M. C., A diversidade, a inclusão e as políticas educacionais. In: TOSTA, et. al. Criança e Desenvolvimento II/ Necessidades educativas infantis. São Paulo. Person Prentice Hall, 2010.
IV - Esse documento recomenda que todas as crianças com necessidades especiais devem aprender juntas, umas com as outras, exclusivamente em escolas especiais, pois, o ensino na escola regular contribui pouco com o desenvolvimento dessas crianças.
É correto o que se afirma em:
III e IV apenas.
I, II e IV apenas.
II apenas.
I, II e III apenas
I e II apenas
Para responder esta questão, leia a citação com atenção e responda o que se pede.
Etnocêntricos que somos, não nos damos conta da percepção do mundo pelo uso integrado de todos os nossos sentidos. O fato de não apresentarmos nenhuma deficiência sensorial, geralmente, nos impede de perceber a importância de todos os sentidos e nos leva a supervalorizar apenas um deles, como a visão, por exemplo. No início [...] comentamos que a utilização de todos os sentidos não é comum em nosso dia a dia na escola, principalmente quando lidamos com crianças maiores de seis anos de idade. Entretanto, no atual contexto educacional, em que discutimos a educação na perspectiva inclusiva, percebemos a necessidade de refletirmos sobre a estimulação sensorial, considerando não somente as necessidades educacionais especiais, mas principalmente o fato de que estimular os sentidos traz benefícios para todos os alunos. (ALMEIDA, 2011, p. 132/133)
A leitura cuidadosa da citação acima, nos permite inferir que:
A estimulação sensorial é de pouca importância no contexto educacional, pois, estimula, apenas, os sentidos dos alunos com necessidades educacionais especiais.
A estimulação auditiva é de grande importância para o contexto educacional, pois, estimula os sentidos da audição de alguns os alunos.
A estimulação sensorial é de grande importância no contexto educacional, pois, estimula os sentidos de todos os alunos, no dia a dia da escola.
A estimulação visual é de grande importância no contexto social, pois, estimula os sentidos da visão dos alunos com necessidades educacionais especiais.
A estimulação visual é de grande importância no contexto educacional, pois, estimula os sentidos da visão de alguns alunos, no dia a dia da escola.
A baixa visão ou visão subnormal ocorre nos casos em que a pessoa apresenta dificuldade visual em ambos os olhos (direito e esquerdo) que não podem ser corrigidos com lentes de contato, óculos ou cirurgias.
Em relação aos casos de baixa visão ou visão subnormal analise as asserções a seguir e marque com V, as verdadeiras, e F, as falsas.
( ) há casos em que perda visual exige da pessoa o uso integrado de mais de um sentido, como a visão associada ao tato, por exemplo.
( ) há casos em que a perda visual exige da pessoa o uso da aprendizagem da leitura e da escrita do sistema Braille.
( ) há pessoas com baixa visão que apresentam visão normal para a aprendizagem da leitura e da escrita por meios visuais.
( ) há casos em que a perda visual severa impede ou dificulta a aprendizagem da pessoa por meio da visão.
A alternativa que representa a sequência correta é:
F – F – V – F
V – V – F – V
V – F – F – V
V – V – F – F
V – V – V – V
Conforme estudamos, Vygotsky afirma que a forma de avaliação do desenvolvimento de uma pessoa se dá por meio da comparação do que ela pode e sabe fazer sozinha com o que ela só consegue fazer com a ajuda do outro.
Vygotsky denomina essa capacidade de realizar tarefas de forma independente nível de desenvolvimento ______________, resultante de processos psicológicos evolutivos já consolidados. As tarefas que a criança necessita de subsídios para realizar ele denomina nível de desenvolvimento ______________. Essa possibilidade de alteração no desempenho de uma pessoa em função da interferência de outra é fundamental dentro da teoria de Vygotsky, em virtude do fato de que ele atribui uma importância extrema à ___________social no processo de construção das funções psicológicas humanas. E Vygotsky define a zona de desenvolvimento _________ como sendo a distância entre os dois níveis citados acima.
A sequência correta de palavras que completam as lacunas é:
Interação, Proximal, Real, Potencial,
Proximal, Real, Potencial, Interação
Potencial, Interação, Real, Proximal
Real, Proximal, Interação, Potencial
Real, Potencial, Interação, Proximal
Sobre a filosofia da Modificabilidade Cognitiva Estrutural (MCE), podemos afirmar que:
I - Se contrapõe às teorias psicológicas do desenvolvimento, que consideram a origem das limitações do ser humano no indivíduo (inatista) ou nas condições de estímulos oferecidas em seu meio (ambientalista).
II - Defende a capacidade única, peculiar, singular e plural de os seres humanos mudarem ou modificaram a estrutura do seu funcionamento cognitivo, visando à adaptação às exigências, constantes e mutáveis das situações que caracterizam o mundo exterior envolvente.
III - Trata-se de uma transformação do processo cognitivo em si próprio, no seu ritmo, na sua amplitude e na sua natureza autorreguladora.
IV - Consolida que a capacidade de aprender é passível a todos os seres humanos e que todos nós temos a capacidade de desenvolver nossas potencialidades, sejam elas cognitivas, afetivas, emocionais, biológicas ou sociais.
A sequência correta se encontra em:
Desafiante
Desistente
Escondido
Bem-sucedido
Rótulo Duplo
A surdocegueira é uma deficiência única que combina a perda de audição e visão, de tal maneira que a combinação dessas duas deficiências (audição e visão) impossibilitam o uso desses sentidos_ visão e audição_ e cria necessidades especiais de comunicação. Como acontece a interação entre a pessoa com surdocegueira e a realidade que a rodeia?
A interação deverá acontecer pelo olhar, pois, a interação pelo olhar, nesses casos, é de fundamental importância para que a pessoa possa acessar informações e compreender o mundo.
A interação deverá acontecer pelos sons, pois, a interação pelos sons, nesses casos, é de fundamental importância para que a pessoa possa acessar informações e compreender o mundo.
A interação deverá acontecer pelo toque, pois, a interação pelo toque, nesses casos, é de fundamental importância para que a pessoa possa acessar informações e compreender o mundo.
A interação deverá acontecer por meio do olfato, pois, a interação por meio do olfato, nesses casos, é de fundamental importância para que a pessoa possa acessar informações e compreender o mundo.
A interação deverá acontecer por meio de imagens, pois, a interação por meio de imagens, nesses casos, é de fundamental importância para que a pessoa possa acessar informações e compreender o mundo.
Sabemos que não há necessidade de se elaborar um currículo específico para as pessoas com necessidades educacionais especiais, mas sim uma adaptação curricular de modo a atendê-las em suas especificidades, em suas necessidades. Sabemos, também, que essas pessoas têm direito ao atendimento educacional especializado.
Sobre esse atendimento, analise as assertivas a seguir.
I – Esse atendimento deve ser prestado de forma complementar ou suplementar à formação dos alunos com necessidade educacionais no âmbito do ensino regular.
II - Esse atendimento deve ser prestado de forma complementar à formação dos alunos com necessidade educacionais no âmbito das escolas especiais.
III - Esse atendimento deve integrar a proposta pedagógica da escola, envolver a participação da família e ser realizado em articulação com as demais políticas públicas.
É correto o que se afirma em:
I e II apenas.
I e III apenas.
I apenas
II e III apenas.
I, II e III
Nos estudos sobre os interesses e as necessidades de crianças superdotadas e talentosas, vimos que, segundo a autora, “os estudiosos George Betts e Maureen Neihart após anos de estudos, observações, entrevistas distinguem os perfis dos alunos com talentos/ altas habilidades e superdotação em seis tipos.” (AVELAR, 2018, p.126).
I – São eles: o bem-sucedido, o desafiante, o escondido, entre outros.
II - São eles: o desistente, o rótulo duplo e o autônomo, entre outros.
III - São eles: o malsucedido, o desistente, e o autônomo, apenas.
Estão CORRETAS as afirmativas contempladas em:
I e III apenas
I, II e III
I e II apenas
II e III apenas
II apenas
Para responder esta questão, leia a citação com atenção e complete o que se pede.
Este tipo parece estranho, bobo, não tem poder pessoal, tem baixa autoestima, é frustrado, raivoso e nervoso. Pode apresentar dificuldade de aprendizagem. Pode sentir desencorajado, rejeitado, impotente e se isolar. Este aluno pode negar que está tendo dificuldades e alegar que as atividades são chatas. Demonstra trabalho inconsistente e suas notas são na média ou abaixo. (AVELAR, 2018).
A citação acima trata das características do aluno com alta habilidade, do tipo:
Desafiante
Autônomo
Escondido
Desistente
Rótulo Duplo
A Declaração de Salamanca representou um marco importante para a Educação Especial.
Os delegados da Conferência Mundial de Educação Especial, com representantes de 88 governos e 25 organizações internacionais em assembleia em Salamanca, na Espanha, reafirmaram, nessa declaração, o compromisso para com a Educação para Todos, reconhecendo a necessidade e urgência de providenciar a educação para as crianças, jovens e adultos com necessidades educacionais especiais dentro do sistema regular de ensino.
UNESCO/MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CIÊNCIA DA ESPANHA. Declaração de Salamanca e linha de ação sobre necessidades educativas especiais. Espanha, Brasília: CORDE, 1994. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/salamanca.pdf . Acesso em: 15 ago. 2017. (Adaptado)
Sobre essa declaração analise as assertivas a seguir.
I - o documento chama a atenção dos governantes para a necessária aplicação de investimento no redimensionamento das escolas para atendimento de qualidade a todas as crianças, independentemente das diferenças ou desigualdades sociais.
II - o documento recomenda, que “todas as crianças devem aprender juntas, sempre que possível, independentemente de suas dificuldades e diferenças”. (UNESCO, 1994, p. 23)
III - o documento recomenda, a escolarização de crianças em classes e escolas especiais, “[...] nos casos, pouco frequentes, nos quais se demonstre que a educação nas classes comuns não pode satisfazer às necessidades educativas ou sociais da criança [...]”. (UNESCO apud BORGES 2010, p. 229)
BORGES, M. C., A diversidade, a inclusão e as políticas educacionais. In: TOSTA, et. al. Criança e Desenvolvimento II/ Necessidades educativas infantis. São Paulo. Person Prentice Hall, 2010.
IV - Esse documento recomenda que todas as crianças com necessidades especiais devem aprender juntas, umas com as outras, exclusivamente em escolas especiais, pois, o ensino na escola regular contribui pouco com o desenvolvimento dessas crianças.
É correto o que se afirma em:
III e IV apenas.
I, II e IV apenas.
II apenas.
I, II e III apenas
I e II apenas
Para responder esta questão, leia a citação com atenção e responda o que se pede.
Etnocêntricos que somos, não nos damos conta da percepção do mundo pelo uso integrado de todos os nossos sentidos. O fato de não apresentarmos nenhuma deficiência sensorial, geralmente, nos impede de perceber a importância de todos os sentidos e nos leva a supervalorizar apenas um deles, como a visão, por exemplo. No início [...] comentamos que a utilização de todos os sentidos não é comum em nosso dia a dia na escola, principalmente quando lidamos com crianças maiores de seis anos de idade. Entretanto, no atual contexto educacional, em que discutimos a educação na perspectiva inclusiva, percebemos a necessidade de refletirmos sobre a estimulação sensorial, considerando não somente as necessidades educacionais especiais, mas principalmente o fato de que estimular os sentidos traz benefícios para todos os alunos. (ALMEIDA, 2011, p. 132/133)
A leitura cuidadosa da citação acima, nos permite inferir que:
A estimulação sensorial é de pouca importância no contexto educacional, pois, estimula, apenas, os sentidos dos alunos com necessidades educacionais especiais.
A estimulação auditiva é de grande importância para o contexto educacional, pois, estimula os sentidos da audição de alguns os alunos.
A estimulação sensorial é de grande importância no contexto educacional, pois, estimula os sentidos de todos os alunos, no dia a dia da escola.
A estimulação visual é de grande importância no contexto social, pois, estimula os sentidos da visão dos alunos com necessidades educacionais especiais.
A estimulação visual é de grande importância no contexto educacional, pois, estimula os sentidos da visão de alguns alunos, no dia a dia da escola.
A baixa visão ou visão subnormal ocorre nos casos em que a pessoa apresenta dificuldade visual em ambos os olhos (direito e esquerdo) que não podem ser corrigidos com lentes de contato, óculos ou cirurgias.
Em relação aos casos de baixa visão ou visão subnormal analise as asserções a seguir e marque com V, as verdadeiras, e F, as falsas.
( ) há casos em que perda visual exige da pessoa o uso integrado de mais de um sentido, como a visão associada ao tato, por exemplo.
( ) há casos em que a perda visual exige da pessoa o uso da aprendizagem da leitura e da escrita do sistema Braille.
( ) há pessoas com baixa visão que apresentam visão normal para a aprendizagem da leitura e da escrita por meios visuais.
( ) há casos em que a perda visual severa impede ou dificulta a aprendizagem da pessoa por meio da visão.
A alternativa que representa a sequência correta é:
F – F – V – F
V – V – F – V
V – F – F – V
V – V – F – F
V – V – V – V
Conforme estudamos, Vygotsky afirma que a forma de avaliação do desenvolvimento de uma pessoa se dá por meio da comparação do que ela pode e sabe fazer sozinha com o que ela só consegue fazer com a ajuda do outro.
Vygotsky denomina essa capacidade de realizar tarefas de forma independente nível de desenvolvimento ______________, resultante de processos psicológicos evolutivos já consolidados. As tarefas que a criança necessita de subsídios para realizar ele denomina nível de desenvolvimento ______________. Essa possibilidade de alteração no desempenho de uma pessoa em função da interferência de outra é fundamental dentro da teoria de Vygotsky, em virtude do fato de que ele atribui uma importância extrema à ___________social no processo de construção das funções psicológicas humanas. E Vygotsky define a zona de desenvolvimento _________ como sendo a distância entre os dois níveis citados acima.
A sequência correta de palavras que completam as lacunas é:
Interação, Proximal, Real, Potencial,
Proximal, Real, Potencial, Interação
Potencial, Interação, Real, Proximal
Real, Proximal, Interação, Potencial
Real, Potencial, Interação, Proximal
Sobre a filosofia da Modificabilidade Cognitiva Estrutural (MCE), podemos afirmar que:
I - Se contrapõe às teorias psicológicas do desenvolvimento, que consideram a origem das limitações do ser humano no indivíduo (inatista) ou nas condições de estímulos oferecidas em seu meio (ambientalista).
II - Defende a capacidade única, peculiar, singular e plural de os seres humanos mudarem ou modificaram a estrutura do seu funcionamento cognitivo, visando à adaptação às exigências, constantes e mutáveis das situações que caracterizam o mundo exterior envolvente.
III - Trata-se de uma transformação do processo cognitivo em si próprio, no seu ritmo, na sua amplitude e na sua natureza autorreguladora.
IV - Consolida que a capacidade de aprender é passível a todos os seres humanos e que todos nós temos a capacidade de desenvolver nossas potencialidades, sejam elas cognitivas, afetivas, emocionais, biológicas ou sociais.
A sequência correta se encontra em:
A interação deverá acontecer pelo olhar, pois, a interação pelo olhar, nesses casos, é de fundamental importância para que a pessoa possa acessar informações e compreender o mundo.
A interação deverá acontecer pelos sons, pois, a interação pelos sons, nesses casos, é de fundamental importância para que a pessoa possa acessar informações e compreender o mundo.
A interação deverá acontecer pelo toque, pois, a interação pelo toque, nesses casos, é de fundamental importância para que a pessoa possa acessar informações e compreender o mundo.
A interação deverá acontecer por meio do olfato, pois, a interação por meio do olfato, nesses casos, é de fundamental importância para que a pessoa possa acessar informações e compreender o mundo.
A interação deverá acontecer por meio de imagens, pois, a interação por meio de imagens, nesses casos, é de fundamental importância para que a pessoa possa acessar informações e compreender o mundo.
Sabemos que não há necessidade de se elaborar um currículo específico para as pessoas com necessidades educacionais especiais, mas sim uma adaptação curricular de modo a atendê-las em suas especificidades, em suas necessidades. Sabemos, também, que essas pessoas têm direito ao atendimento educacional especializado.
Sobre esse atendimento, analise as assertivas a seguir.
I – Esse atendimento deve ser prestado de forma complementar ou suplementar à formação dos alunos com necessidade educacionais no âmbito do ensino regular.
II - Esse atendimento deve ser prestado de forma complementar à formação dos alunos com necessidade educacionais no âmbito das escolas especiais.
III - Esse atendimento deve integrar a proposta pedagógica da escola, envolver a participação da família e ser realizado em articulação com as demais políticas públicas.
É correto o que se afirma em:
I e II apenas.
I e III apenas.
I apenas
II e III apenas.
I, II e III
Nos estudos sobre os interesses e as necessidades de crianças superdotadas e talentosas, vimos que, segundo a autora, “os estudiosos George Betts e Maureen Neihart após anos de estudos, observações, entrevistas distinguem os perfis dos alunos com talentos/ altas habilidades e superdotação em seis tipos.” (AVELAR, 2018, p.126).
I – São eles: o bem-sucedido, o desafiante, o escondido, entre outros.
II - São eles: o desistente, o rótulo duplo e o autônomo, entre outros.
III - São eles: o malsucedido, o desistente, e o autônomo, apenas.
Estão CORRETAS as afirmativas contempladas em:
I e III apenas
I, II e III
I e II apenas
II e III apenas
II apenas
Para responder esta questão, leia a citação com atenção e complete o que se pede.
Este tipo parece estranho, bobo, não tem poder pessoal, tem baixa autoestima, é frustrado, raivoso e nervoso. Pode apresentar dificuldade de aprendizagem. Pode sentir desencorajado, rejeitado, impotente e se isolar. Este aluno pode negar que está tendo dificuldades e alegar que as atividades são chatas. Demonstra trabalho inconsistente e suas notas são na média ou abaixo. (AVELAR, 2018).
A citação acima trata das características do aluno com alta habilidade, do tipo:
Desafiante
Autônomo
Escondido
Desistente
Rótulo Duplo
A Declaração de Salamanca representou um marco importante para a Educação Especial.
Os delegados da Conferência Mundial de Educação Especial, com representantes de 88 governos e 25 organizações internacionais em assembleia em Salamanca, na Espanha, reafirmaram, nessa declaração, o compromisso para com a Educação para Todos, reconhecendo a necessidade e urgência de providenciar a educação para as crianças, jovens e adultos com necessidades educacionais especiais dentro do sistema regular de ensino.
UNESCO/MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CIÊNCIA DA ESPANHA. Declaração de Salamanca e linha de ação sobre necessidades educativas especiais. Espanha, Brasília: CORDE, 1994. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/salamanca.pdf . Acesso em: 15 ago. 2017. (Adaptado)
Sobre essa declaração analise as assertivas a seguir.
I - o documento chama a atenção dos governantes para a necessária aplicação de investimento no redimensionamento das escolas para atendimento de qualidade a todas as crianças, independentemente das diferenças ou desigualdades sociais.
II - o documento recomenda, que “todas as crianças devem aprender juntas, sempre que possível, independentemente de suas dificuldades e diferenças”. (UNESCO, 1994, p. 23)
III - o documento recomenda, a escolarização de crianças em classes e escolas especiais, “[...] nos casos, pouco frequentes, nos quais se demonstre que a educação nas classes comuns não pode satisfazer às necessidades educativas ou sociais da criança [...]”. (UNESCO apud BORGES 2010, p. 229)
BORGES, M. C., A diversidade, a inclusão e as políticas educacionais. In: TOSTA, et. al. Criança e Desenvolvimento II/ Necessidades educativas infantis. São Paulo. Person Prentice Hall, 2010.
IV - Esse documento recomenda que todas as crianças com necessidades especiais devem aprender juntas, umas com as outras, exclusivamente em escolas especiais, pois, o ensino na escola regular contribui pouco com o desenvolvimento dessas crianças.
É correto o que se afirma em:
III e IV apenas.
I, II e IV apenas.
II apenas.
I, II e III apenas
I e II apenas
Para responder esta questão, leia a citação com atenção e responda o que se pede.
Etnocêntricos que somos, não nos damos conta da percepção do mundo pelo uso integrado de todos os nossos sentidos. O fato de não apresentarmos nenhuma deficiência sensorial, geralmente, nos impede de perceber a importância de todos os sentidos e nos leva a supervalorizar apenas um deles, como a visão, por exemplo. No início [...] comentamos que a utilização de todos os sentidos não é comum em nosso dia a dia na escola, principalmente quando lidamos com crianças maiores de seis anos de idade. Entretanto, no atual contexto educacional, em que discutimos a educação na perspectiva inclusiva, percebemos a necessidade de refletirmos sobre a estimulação sensorial, considerando não somente as necessidades educacionais especiais, mas principalmente o fato de que estimular os sentidos traz benefícios para todos os alunos. (ALMEIDA, 2011, p. 132/133)
A leitura cuidadosa da citação acima, nos permite inferir que:
A estimulação sensorial é de pouca importância no contexto educacional, pois, estimula, apenas, os sentidos dos alunos com necessidades educacionais especiais.
A estimulação auditiva é de grande importância para o contexto educacional, pois, estimula os sentidos da audição de alguns os alunos.
A estimulação sensorial é de grande importância no contexto educacional, pois, estimula os sentidos de todos os alunos, no dia a dia da escola.
A estimulação visual é de grande importância no contexto social, pois, estimula os sentidos da visão dos alunos com necessidades educacionais especiais.
A estimulação visual é de grande importância no contexto educacional, pois, estimula os sentidos da visão de alguns alunos, no dia a dia da escola.
A baixa visão ou visão subnormal ocorre nos casos em que a pessoa apresenta dificuldade visual em ambos os olhos (direito e esquerdo) que não podem ser corrigidos com lentes de contato, óculos ou cirurgias.
Em relação aos casos de baixa visão ou visão subnormal analise as asserções a seguir e marque com V, as verdadeiras, e F, as falsas.
( ) há casos em que perda visual exige da pessoa o uso integrado de mais de um sentido, como a visão associada ao tato, por exemplo.
( ) há casos em que a perda visual exige da pessoa o uso da aprendizagem da leitura e da escrita do sistema Braille.
( ) há pessoas com baixa visão que apresentam visão normal para a aprendizagem da leitura e da escrita por meios visuais.
( ) há casos em que a perda visual severa impede ou dificulta a aprendizagem da pessoa por meio da visão.
A alternativa que representa a sequência correta é:
F – F – V – F
V – V – F – V
V – F – F – V
V – V – F – F
V – V – V – V
Conforme estudamos, Vygotsky afirma que a forma de avaliação do desenvolvimento de uma pessoa se dá por meio da comparação do que ela pode e sabe fazer sozinha com o que ela só consegue fazer com a ajuda do outro.
Vygotsky denomina essa capacidade de realizar tarefas de forma independente nível de desenvolvimento ______________, resultante de processos psicológicos evolutivos já consolidados. As tarefas que a criança necessita de subsídios para realizar ele denomina nível de desenvolvimento ______________. Essa possibilidade de alteração no desempenho de uma pessoa em função da interferência de outra é fundamental dentro da teoria de Vygotsky, em virtude do fato de que ele atribui uma importância extrema à ___________social no processo de construção das funções psicológicas humanas. E Vygotsky define a zona de desenvolvimento _________ como sendo a distância entre os dois níveis citados acima.
A sequência correta de palavras que completam as lacunas é:
Interação, Proximal, Real, Potencial,
Proximal, Real, Potencial, Interação
Potencial, Interação, Real, Proximal
Real, Proximal, Interação, Potencial
Real, Potencial, Interação, Proximal
Sobre a filosofia da Modificabilidade Cognitiva Estrutural (MCE), podemos afirmar que:
I - Se contrapõe às teorias psicológicas do desenvolvimento, que consideram a origem das limitações do ser humano no indivíduo (inatista) ou nas condições de estímulos oferecidas em seu meio (ambientalista).
II - Defende a capacidade única, peculiar, singular e plural de os seres humanos mudarem ou modificaram a estrutura do seu funcionamento cognitivo, visando à adaptação às exigências, constantes e mutáveis das situações que caracterizam o mundo exterior envolvente.
III - Trata-se de uma transformação do processo cognitivo em si próprio, no seu ritmo, na sua amplitude e na sua natureza autorreguladora.
IV - Consolida que a capacidade de aprender é passível a todos os seres humanos e que todos nós temos a capacidade de desenvolver nossas potencialidades, sejam elas cognitivas, afetivas, emocionais, biológicas ou sociais.
A sequência correta se encontra em:
I e II apenas.
I e III apenas.
I apenas
II e III apenas.
I, II e III
Nos estudos sobre os interesses e as necessidades de crianças superdotadas e talentosas, vimos que, segundo a autora, “os estudiosos George Betts e Maureen Neihart após anos de estudos, observações, entrevistas distinguem os perfis dos alunos com talentos/ altas habilidades e superdotação em seis tipos.” (AVELAR, 2018, p.126).
I – São eles: o bem-sucedido, o desafiante, o escondido, entre outros.
II - São eles: o desistente, o rótulo duplo e o autônomo, entre outros.
III - São eles: o malsucedido, o desistente, e o autônomo, apenas.
Estão CORRETAS as afirmativas contempladas em:
I e III apenas
I, II e III
I e II apenas
II e III apenas
II apenas
Para responder esta questão, leia a citação com atenção e complete o que se pede.
Este tipo parece estranho, bobo, não tem poder pessoal, tem baixa autoestima, é frustrado, raivoso e nervoso. Pode apresentar dificuldade de aprendizagem. Pode sentir desencorajado, rejeitado, impotente e se isolar. Este aluno pode negar que está tendo dificuldades e alegar que as atividades são chatas. Demonstra trabalho inconsistente e suas notas são na média ou abaixo. (AVELAR, 2018).
A citação acima trata das características do aluno com alta habilidade, do tipo:
Desafiante
Autônomo
Escondido
Desistente
Rótulo Duplo
A Declaração de Salamanca representou um marco importante para a Educação Especial.
Os delegados da Conferência Mundial de Educação Especial, com representantes de 88 governos e 25 organizações internacionais em assembleia em Salamanca, na Espanha, reafirmaram, nessa declaração, o compromisso para com a Educação para Todos, reconhecendo a necessidade e urgência de providenciar a educação para as crianças, jovens e adultos com necessidades educacionais especiais dentro do sistema regular de ensino.
UNESCO/MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CIÊNCIA DA ESPANHA. Declaração de Salamanca e linha de ação sobre necessidades educativas especiais. Espanha, Brasília: CORDE, 1994. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/salamanca.pdf . Acesso em: 15 ago. 2017. (Adaptado)
Sobre essa declaração analise as assertivas a seguir.
I - o documento chama a atenção dos governantes para a necessária aplicação de investimento no redimensionamento das escolas para atendimento de qualidade a todas as crianças, independentemente das diferenças ou desigualdades sociais.
II - o documento recomenda, que “todas as crianças devem aprender juntas, sempre que possível, independentemente de suas dificuldades e diferenças”. (UNESCO, 1994, p. 23)
III - o documento recomenda, a escolarização de crianças em classes e escolas especiais, “[...] nos casos, pouco frequentes, nos quais se demonstre que a educação nas classes comuns não pode satisfazer às necessidades educativas ou sociais da criança [...]”. (UNESCO apud BORGES 2010, p. 229)
BORGES, M. C., A diversidade, a inclusão e as políticas educacionais. In: TOSTA, et. al. Criança e Desenvolvimento II/ Necessidades educativas infantis. São Paulo. Person Prentice Hall, 2010.
IV - Esse documento recomenda que todas as crianças com necessidades especiais devem aprender juntas, umas com as outras, exclusivamente em escolas especiais, pois, o ensino na escola regular contribui pouco com o desenvolvimento dessas crianças.
É correto o que se afirma em:
III e IV apenas.
I, II e IV apenas.
II apenas.
I, II e III apenas
I e II apenas
Para responder esta questão, leia a citação com atenção e responda o que se pede.
Etnocêntricos que somos, não nos damos conta da percepção do mundo pelo uso integrado de todos os nossos sentidos. O fato de não apresentarmos nenhuma deficiência sensorial, geralmente, nos impede de perceber a importância de todos os sentidos e nos leva a supervalorizar apenas um deles, como a visão, por exemplo. No início [...] comentamos que a utilização de todos os sentidos não é comum em nosso dia a dia na escola, principalmente quando lidamos com crianças maiores de seis anos de idade. Entretanto, no atual contexto educacional, em que discutimos a educação na perspectiva inclusiva, percebemos a necessidade de refletirmos sobre a estimulação sensorial, considerando não somente as necessidades educacionais especiais, mas principalmente o fato de que estimular os sentidos traz benefícios para todos os alunos. (ALMEIDA, 2011, p. 132/133)
A leitura cuidadosa da citação acima, nos permite inferir que:
A estimulação sensorial é de pouca importância no contexto educacional, pois, estimula, apenas, os sentidos dos alunos com necessidades educacionais especiais.
A estimulação auditiva é de grande importância para o contexto educacional, pois, estimula os sentidos da audição de alguns os alunos.
A estimulação sensorial é de grande importância no contexto educacional, pois, estimula os sentidos de todos os alunos, no dia a dia da escola.
A estimulação visual é de grande importância no contexto social, pois, estimula os sentidos da visão dos alunos com necessidades educacionais especiais.
A estimulação visual é de grande importância no contexto educacional, pois, estimula os sentidos da visão de alguns alunos, no dia a dia da escola.
A baixa visão ou visão subnormal ocorre nos casos em que a pessoa apresenta dificuldade visual em ambos os olhos (direito e esquerdo) que não podem ser corrigidos com lentes de contato, óculos ou cirurgias.
Em relação aos casos de baixa visão ou visão subnormal analise as asserções a seguir e marque com V, as verdadeiras, e F, as falsas.
( ) há casos em que perda visual exige da pessoa o uso integrado de mais de um sentido, como a visão associada ao tato, por exemplo.
( ) há casos em que a perda visual exige da pessoa o uso da aprendizagem da leitura e da escrita do sistema Braille.
( ) há pessoas com baixa visão que apresentam visão normal para a aprendizagem da leitura e da escrita por meios visuais.
( ) há casos em que a perda visual severa impede ou dificulta a aprendizagem da pessoa por meio da visão.
A alternativa que representa a sequência correta é:
F – F – V – F
V – V – F – V
V – F – F – V
V – V – F – F
V – V – V – V
Conforme estudamos, Vygotsky afirma que a forma de avaliação do desenvolvimento de uma pessoa se dá por meio da comparação do que ela pode e sabe fazer sozinha com o que ela só consegue fazer com a ajuda do outro.
Vygotsky denomina essa capacidade de realizar tarefas de forma independente nível de desenvolvimento ______________, resultante de processos psicológicos evolutivos já consolidados. As tarefas que a criança necessita de subsídios para realizar ele denomina nível de desenvolvimento ______________. Essa possibilidade de alteração no desempenho de uma pessoa em função da interferência de outra é fundamental dentro da teoria de Vygotsky, em virtude do fato de que ele atribui uma importância extrema à ___________social no processo de construção das funções psicológicas humanas. E Vygotsky define a zona de desenvolvimento _________ como sendo a distância entre os dois níveis citados acima.
A sequência correta de palavras que completam as lacunas é:
Interação, Proximal, Real, Potencial,
Proximal, Real, Potencial, Interação
Potencial, Interação, Real, Proximal
Real, Proximal, Interação, Potencial
Real, Potencial, Interação, Proximal
Sobre a filosofia da Modificabilidade Cognitiva Estrutural (MCE), podemos afirmar que:
I - Se contrapõe às teorias psicológicas do desenvolvimento, que consideram a origem das limitações do ser humano no indivíduo (inatista) ou nas condições de estímulos oferecidas em seu meio (ambientalista).
II - Defende a capacidade única, peculiar, singular e plural de os seres humanos mudarem ou modificaram a estrutura do seu funcionamento cognitivo, visando à adaptação às exigências, constantes e mutáveis das situações que caracterizam o mundo exterior envolvente.
III - Trata-se de uma transformação do processo cognitivo em si próprio, no seu ritmo, na sua amplitude e na sua natureza autorreguladora.
IV - Consolida que a capacidade de aprender é passível a todos os seres humanos e que todos nós temos a capacidade de desenvolver nossas potencialidades, sejam elas cognitivas, afetivas, emocionais, biológicas ou sociais.
A sequência correta se encontra em:
I e III apenas
I, II e III
I e II apenas
II e III apenas
II apenas
Para responder esta questão, leia a citação com atenção e complete o que se pede.
Este tipo parece estranho, bobo, não tem poder pessoal, tem baixa autoestima, é frustrado, raivoso e nervoso. Pode apresentar dificuldade de aprendizagem. Pode sentir desencorajado, rejeitado, impotente e se isolar. Este aluno pode negar que está tendo dificuldades e alegar que as atividades são chatas. Demonstra trabalho inconsistente e suas notas são na média ou abaixo. (AVELAR, 2018).
A citação acima trata das características do aluno com alta habilidade, do tipo:
Desafiante
Autônomo
Escondido
Desistente
Rótulo Duplo
A Declaração de Salamanca representou um marco importante para a Educação Especial.
Os delegados da Conferência Mundial de Educação Especial, com representantes de 88 governos e 25 organizações internacionais em assembleia em Salamanca, na Espanha, reafirmaram, nessa declaração, o compromisso para com a Educação para Todos, reconhecendo a necessidade e urgência de providenciar a educação para as crianças, jovens e adultos com necessidades educacionais especiais dentro do sistema regular de ensino.
UNESCO/MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CIÊNCIA DA ESPANHA. Declaração de Salamanca e linha de ação sobre necessidades educativas especiais. Espanha, Brasília: CORDE, 1994. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/salamanca.pdf . Acesso em: 15 ago. 2017. (Adaptado)
Sobre essa declaração analise as assertivas a seguir.
I - o documento chama a atenção dos governantes para a necessária aplicação de investimento no redimensionamento das escolas para atendimento de qualidade a todas as crianças, independentemente das diferenças ou desigualdades sociais.
II - o documento recomenda, que “todas as crianças devem aprender juntas, sempre que possível, independentemente de suas dificuldades e diferenças”. (UNESCO, 1994, p. 23)
III - o documento recomenda, a escolarização de crianças em classes e escolas especiais, “[...] nos casos, pouco frequentes, nos quais se demonstre que a educação nas classes comuns não pode satisfazer às necessidades educativas ou sociais da criança [...]”. (UNESCO apud BORGES 2010, p. 229)
BORGES, M. C., A diversidade, a inclusão e as políticas educacionais. In: TOSTA, et. al. Criança e Desenvolvimento II/ Necessidades educativas infantis. São Paulo. Person Prentice Hall, 2010.
IV - Esse documento recomenda que todas as crianças com necessidades especiais devem aprender juntas, umas com as outras, exclusivamente em escolas especiais, pois, o ensino na escola regular contribui pouco com o desenvolvimento dessas crianças.
É correto o que se afirma em:
III e IV apenas.
I, II e IV apenas.
II apenas.
I, II e III apenas
I e II apenas
Para responder esta questão, leia a citação com atenção e responda o que se pede.
Etnocêntricos que somos, não nos damos conta da percepção do mundo pelo uso integrado de todos os nossos sentidos. O fato de não apresentarmos nenhuma deficiência sensorial, geralmente, nos impede de perceber a importância de todos os sentidos e nos leva a supervalorizar apenas um deles, como a visão, por exemplo. No início [...] comentamos que a utilização de todos os sentidos não é comum em nosso dia a dia na escola, principalmente quando lidamos com crianças maiores de seis anos de idade. Entretanto, no atual contexto educacional, em que discutimos a educação na perspectiva inclusiva, percebemos a necessidade de refletirmos sobre a estimulação sensorial, considerando não somente as necessidades educacionais especiais, mas principalmente o fato de que estimular os sentidos traz benefícios para todos os alunos. (ALMEIDA, 2011, p. 132/133)
A leitura cuidadosa da citação acima, nos permite inferir que:
A estimulação sensorial é de pouca importância no contexto educacional, pois, estimula, apenas, os sentidos dos alunos com necessidades educacionais especiais.
A estimulação auditiva é de grande importância para o contexto educacional, pois, estimula os sentidos da audição de alguns os alunos.
A estimulação sensorial é de grande importância no contexto educacional, pois, estimula os sentidos de todos os alunos, no dia a dia da escola.
A estimulação visual é de grande importância no contexto social, pois, estimula os sentidos da visão dos alunos com necessidades educacionais especiais.
A estimulação visual é de grande importância no contexto educacional, pois, estimula os sentidos da visão de alguns alunos, no dia a dia da escola.
A baixa visão ou visão subnormal ocorre nos casos em que a pessoa apresenta dificuldade visual em ambos os olhos (direito e esquerdo) que não podem ser corrigidos com lentes de contato, óculos ou cirurgias.
Em relação aos casos de baixa visão ou visão subnormal analise as asserções a seguir e marque com V, as verdadeiras, e F, as falsas.
( ) há casos em que perda visual exige da pessoa o uso integrado de mais de um sentido, como a visão associada ao tato, por exemplo.
( ) há casos em que a perda visual exige da pessoa o uso da aprendizagem da leitura e da escrita do sistema Braille.
( ) há pessoas com baixa visão que apresentam visão normal para a aprendizagem da leitura e da escrita por meios visuais.
( ) há casos em que a perda visual severa impede ou dificulta a aprendizagem da pessoa por meio da visão.
A alternativa que representa a sequência correta é:
F – F – V – F
V – V – F – V
V – F – F – V
V – V – F – F
V – V – V – V
Conforme estudamos, Vygotsky afirma que a forma de avaliação do desenvolvimento de uma pessoa se dá por meio da comparação do que ela pode e sabe fazer sozinha com o que ela só consegue fazer com a ajuda do outro.
Vygotsky denomina essa capacidade de realizar tarefas de forma independente nível de desenvolvimento ______________, resultante de processos psicológicos evolutivos já consolidados. As tarefas que a criança necessita de subsídios para realizar ele denomina nível de desenvolvimento ______________. Essa possibilidade de alteração no desempenho de uma pessoa em função da interferência de outra é fundamental dentro da teoria de Vygotsky, em virtude do fato de que ele atribui uma importância extrema à ___________social no processo de construção das funções psicológicas humanas. E Vygotsky define a zona de desenvolvimento _________ como sendo a distância entre os dois níveis citados acima.
A sequência correta de palavras que completam as lacunas é:
Interação, Proximal, Real, Potencial,
Proximal, Real, Potencial, Interação
Potencial, Interação, Real, Proximal
Real, Proximal, Interação, Potencial
Real, Potencial, Interação, Proximal
Sobre a filosofia da Modificabilidade Cognitiva Estrutural (MCE), podemos afirmar que:
I - Se contrapõe às teorias psicológicas do desenvolvimento, que consideram a origem das limitações do ser humano no indivíduo (inatista) ou nas condições de estímulos oferecidas em seu meio (ambientalista).
II - Defende a capacidade única, peculiar, singular e plural de os seres humanos mudarem ou modificaram a estrutura do seu funcionamento cognitivo, visando à adaptação às exigências, constantes e mutáveis das situações que caracterizam o mundo exterior envolvente.
III - Trata-se de uma transformação do processo cognitivo em si próprio, no seu ritmo, na sua amplitude e na sua natureza autorreguladora.
IV - Consolida que a capacidade de aprender é passível a todos os seres humanos e que todos nós temos a capacidade de desenvolver nossas potencialidades, sejam elas cognitivas, afetivas, emocionais, biológicas ou sociais.
A sequência correta se encontra em:
Desafiante
Autônomo
Escondido
Desistente
Rótulo Duplo
A Declaração de Salamanca representou um marco importante para a Educação Especial.
Os delegados da Conferência Mundial de Educação Especial, com representantes de 88 governos e 25 organizações internacionais em assembleia em Salamanca, na Espanha, reafirmaram, nessa declaração, o compromisso para com a Educação para Todos, reconhecendo a necessidade e urgência de providenciar a educação para as crianças, jovens e adultos com necessidades educacionais especiais dentro do sistema regular de ensino.
UNESCO/MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CIÊNCIA DA ESPANHA. Declaração de Salamanca e linha de ação sobre necessidades educativas especiais. Espanha, Brasília: CORDE, 1994. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/salamanca.pdf . Acesso em: 15 ago. 2017. (Adaptado)
Sobre essa declaração analise as assertivas a seguir.
I - o documento chama a atenção dos governantes para a necessária aplicação de investimento no redimensionamento das escolas para atendimento de qualidade a todas as crianças, independentemente das diferenças ou desigualdades sociais.
II - o documento recomenda, que “todas as crianças devem aprender juntas, sempre que possível, independentemente de suas dificuldades e diferenças”. (UNESCO, 1994, p. 23)
III - o documento recomenda, a escolarização de crianças em classes e escolas especiais, “[...] nos casos, pouco frequentes, nos quais se demonstre que a educação nas classes comuns não pode satisfazer às necessidades educativas ou sociais da criança [...]”. (UNESCO apud BORGES 2010, p. 229)
BORGES, M. C., A diversidade, a inclusão e as políticas educacionais. In: TOSTA, et. al. Criança e Desenvolvimento II/ Necessidades educativas infantis. São Paulo. Person Prentice Hall, 2010.
IV - Esse documento recomenda que todas as crianças com necessidades especiais devem aprender juntas, umas com as outras, exclusivamente em escolas especiais, pois, o ensino na escola regular contribui pouco com o desenvolvimento dessas crianças.
É correto o que se afirma em:
III e IV apenas.
I, II e IV apenas.
II apenas.
I, II e III apenas
I e II apenas
Para responder esta questão, leia a citação com atenção e responda o que se pede.
Etnocêntricos que somos, não nos damos conta da percepção do mundo pelo uso integrado de todos os nossos sentidos. O fato de não apresentarmos nenhuma deficiência sensorial, geralmente, nos impede de perceber a importância de todos os sentidos e nos leva a supervalorizar apenas um deles, como a visão, por exemplo. No início [...] comentamos que a utilização de todos os sentidos não é comum em nosso dia a dia na escola, principalmente quando lidamos com crianças maiores de seis anos de idade. Entretanto, no atual contexto educacional, em que discutimos a educação na perspectiva inclusiva, percebemos a necessidade de refletirmos sobre a estimulação sensorial, considerando não somente as necessidades educacionais especiais, mas principalmente o fato de que estimular os sentidos traz benefícios para todos os alunos. (ALMEIDA, 2011, p. 132/133)
A leitura cuidadosa da citação acima, nos permite inferir que:
A estimulação sensorial é de pouca importância no contexto educacional, pois, estimula, apenas, os sentidos dos alunos com necessidades educacionais especiais.
A estimulação auditiva é de grande importância para o contexto educacional, pois, estimula os sentidos da audição de alguns os alunos.
A estimulação sensorial é de grande importância no contexto educacional, pois, estimula os sentidos de todos os alunos, no dia a dia da escola.
A estimulação visual é de grande importância no contexto social, pois, estimula os sentidos da visão dos alunos com necessidades educacionais especiais.
A estimulação visual é de grande importância no contexto educacional, pois, estimula os sentidos da visão de alguns alunos, no dia a dia da escola.
A baixa visão ou visão subnormal ocorre nos casos em que a pessoa apresenta dificuldade visual em ambos os olhos (direito e esquerdo) que não podem ser corrigidos com lentes de contato, óculos ou cirurgias.
Em relação aos casos de baixa visão ou visão subnormal analise as asserções a seguir e marque com V, as verdadeiras, e F, as falsas.
( ) há casos em que perda visual exige da pessoa o uso integrado de mais de um sentido, como a visão associada ao tato, por exemplo.
( ) há casos em que a perda visual exige da pessoa o uso da aprendizagem da leitura e da escrita do sistema Braille.
( ) há pessoas com baixa visão que apresentam visão normal para a aprendizagem da leitura e da escrita por meios visuais.
( ) há casos em que a perda visual severa impede ou dificulta a aprendizagem da pessoa por meio da visão.
A alternativa que representa a sequência correta é:
F – F – V – F
V – V – F – V
V – F – F – V
V – V – F – F
V – V – V – V
Conforme estudamos, Vygotsky afirma que a forma de avaliação do desenvolvimento de uma pessoa se dá por meio da comparação do que ela pode e sabe fazer sozinha com o que ela só consegue fazer com a ajuda do outro.
Vygotsky denomina essa capacidade de realizar tarefas de forma independente nível de desenvolvimento ______________, resultante de processos psicológicos evolutivos já consolidados. As tarefas que a criança necessita de subsídios para realizar ele denomina nível de desenvolvimento ______________. Essa possibilidade de alteração no desempenho de uma pessoa em função da interferência de outra é fundamental dentro da teoria de Vygotsky, em virtude do fato de que ele atribui uma importância extrema à ___________social no processo de construção das funções psicológicas humanas. E Vygotsky define a zona de desenvolvimento _________ como sendo a distância entre os dois níveis citados acima.
A sequência correta de palavras que completam as lacunas é:
Interação, Proximal, Real, Potencial,
Proximal, Real, Potencial, Interação
Potencial, Interação, Real, Proximal
Real, Proximal, Interação, Potencial
Real, Potencial, Interação, Proximal
Sobre a filosofia da Modificabilidade Cognitiva Estrutural (MCE), podemos afirmar que:
I - Se contrapõe às teorias psicológicas do desenvolvimento, que consideram a origem das limitações do ser humano no indivíduo (inatista) ou nas condições de estímulos oferecidas em seu meio (ambientalista).
II - Defende a capacidade única, peculiar, singular e plural de os seres humanos mudarem ou modificaram a estrutura do seu funcionamento cognitivo, visando à adaptação às exigências, constantes e mutáveis das situações que caracterizam o mundo exterior envolvente.
III - Trata-se de uma transformação do processo cognitivo em si próprio, no seu ritmo, na sua amplitude e na sua natureza autorreguladora.
IV - Consolida que a capacidade de aprender é passível a todos os seres humanos e que todos nós temos a capacidade de desenvolver nossas potencialidades, sejam elas cognitivas, afetivas, emocionais, biológicas ou sociais.
A sequência correta se encontra em:
III e IV apenas.
I, II e IV apenas.
II apenas.
I, II e III apenas
I e II apenas
Para responder esta questão, leia a citação com atenção e responda o que se pede.
Etnocêntricos que somos, não nos damos conta da percepção do mundo pelo uso integrado de todos os nossos sentidos. O fato de não apresentarmos nenhuma deficiência sensorial, geralmente, nos impede de perceber a importância de todos os sentidos e nos leva a supervalorizar apenas um deles, como a visão, por exemplo. No início [...] comentamos que a utilização de todos os sentidos não é comum em nosso dia a dia na escola, principalmente quando lidamos com crianças maiores de seis anos de idade. Entretanto, no atual contexto educacional, em que discutimos a educação na perspectiva inclusiva, percebemos a necessidade de refletirmos sobre a estimulação sensorial, considerando não somente as necessidades educacionais especiais, mas principalmente o fato de que estimular os sentidos traz benefícios para todos os alunos. (ALMEIDA, 2011, p. 132/133)
A leitura cuidadosa da citação acima, nos permite inferir que:
A estimulação sensorial é de pouca importância no contexto educacional, pois, estimula, apenas, os sentidos dos alunos com necessidades educacionais especiais.
A estimulação auditiva é de grande importância para o contexto educacional, pois, estimula os sentidos da audição de alguns os alunos.
A estimulação sensorial é de grande importância no contexto educacional, pois, estimula os sentidos de todos os alunos, no dia a dia da escola.
A estimulação visual é de grande importância no contexto social, pois, estimula os sentidos da visão dos alunos com necessidades educacionais especiais.
A estimulação visual é de grande importância no contexto educacional, pois, estimula os sentidos da visão de alguns alunos, no dia a dia da escola.
A baixa visão ou visão subnormal ocorre nos casos em que a pessoa apresenta dificuldade visual em ambos os olhos (direito e esquerdo) que não podem ser corrigidos com lentes de contato, óculos ou cirurgias.
Em relação aos casos de baixa visão ou visão subnormal analise as asserções a seguir e marque com V, as verdadeiras, e F, as falsas.
( ) há casos em que perda visual exige da pessoa o uso integrado de mais de um sentido, como a visão associada ao tato, por exemplo.
( ) há casos em que a perda visual exige da pessoa o uso da aprendizagem da leitura e da escrita do sistema Braille.
( ) há pessoas com baixa visão que apresentam visão normal para a aprendizagem da leitura e da escrita por meios visuais.
( ) há casos em que a perda visual severa impede ou dificulta a aprendizagem da pessoa por meio da visão.
A alternativa que representa a sequência correta é:
F – F – V – F
V – V – F – V
V – F – F – V
V – V – F – F
V – V – V – V
Conforme estudamos, Vygotsky afirma que a forma de avaliação do desenvolvimento de uma pessoa se dá por meio da comparação do que ela pode e sabe fazer sozinha com o que ela só consegue fazer com a ajuda do outro.
Vygotsky denomina essa capacidade de realizar tarefas de forma independente nível de desenvolvimento ______________, resultante de processos psicológicos evolutivos já consolidados. As tarefas que a criança necessita de subsídios para realizar ele denomina nível de desenvolvimento ______________. Essa possibilidade de alteração no desempenho de uma pessoa em função da interferência de outra é fundamental dentro da teoria de Vygotsky, em virtude do fato de que ele atribui uma importância extrema à ___________social no processo de construção das funções psicológicas humanas. E Vygotsky define a zona de desenvolvimento _________ como sendo a distância entre os dois níveis citados acima.
A sequência correta de palavras que completam as lacunas é:
Interação, Proximal, Real, Potencial,
Proximal, Real, Potencial, Interação
Potencial, Interação, Real, Proximal
Real, Proximal, Interação, Potencial
Real, Potencial, Interação, Proximal
Sobre a filosofia da Modificabilidade Cognitiva Estrutural (MCE), podemos afirmar que:
I - Se contrapõe às teorias psicológicas do desenvolvimento, que consideram a origem das limitações do ser humano no indivíduo (inatista) ou nas condições de estímulos oferecidas em seu meio (ambientalista).
II - Defende a capacidade única, peculiar, singular e plural de os seres humanos mudarem ou modificaram a estrutura do seu funcionamento cognitivo, visando à adaptação às exigências, constantes e mutáveis das situações que caracterizam o mundo exterior envolvente.
III - Trata-se de uma transformação do processo cognitivo em si próprio, no seu ritmo, na sua amplitude e na sua natureza autorreguladora.
IV - Consolida que a capacidade de aprender é passível a todos os seres humanos e que todos nós temos a capacidade de desenvolver nossas potencialidades, sejam elas cognitivas, afetivas, emocionais, biológicas ou sociais.
A sequência correta se encontra em:
A estimulação sensorial é de pouca importância no contexto educacional, pois, estimula, apenas, os sentidos dos alunos com necessidades educacionais especiais.
A estimulação auditiva é de grande importância para o contexto educacional, pois, estimula os sentidos da audição de alguns os alunos.
A estimulação sensorial é de grande importância no contexto educacional, pois, estimula os sentidos de todos os alunos, no dia a dia da escola.
A estimulação visual é de grande importância no contexto social, pois, estimula os sentidos da visão dos alunos com necessidades educacionais especiais.
A estimulação visual é de grande importância no contexto educacional, pois, estimula os sentidos da visão de alguns alunos, no dia a dia da escola.
A baixa visão ou visão subnormal ocorre nos casos em que a pessoa apresenta dificuldade visual em ambos os olhos (direito e esquerdo) que não podem ser corrigidos com lentes de contato, óculos ou cirurgias.
Em relação aos casos de baixa visão ou visão subnormal analise as asserções a seguir e marque com V, as verdadeiras, e F, as falsas.
( ) há casos em que perda visual exige da pessoa o uso integrado de mais de um sentido, como a visão associada ao tato, por exemplo.
( ) há casos em que a perda visual exige da pessoa o uso da aprendizagem da leitura e da escrita do sistema Braille.
( ) há pessoas com baixa visão que apresentam visão normal para a aprendizagem da leitura e da escrita por meios visuais.
( ) há casos em que a perda visual severa impede ou dificulta a aprendizagem da pessoa por meio da visão.
A alternativa que representa a sequência correta é:
F – F – V – F
V – V – F – V
V – F – F – V
V – V – F – F
V – V – V – V
Conforme estudamos, Vygotsky afirma que a forma de avaliação do desenvolvimento de uma pessoa se dá por meio da comparação do que ela pode e sabe fazer sozinha com o que ela só consegue fazer com a ajuda do outro.
Vygotsky denomina essa capacidade de realizar tarefas de forma independente nível de desenvolvimento ______________, resultante de processos psicológicos evolutivos já consolidados. As tarefas que a criança necessita de subsídios para realizar ele denomina nível de desenvolvimento ______________. Essa possibilidade de alteração no desempenho de uma pessoa em função da interferência de outra é fundamental dentro da teoria de Vygotsky, em virtude do fato de que ele atribui uma importância extrema à ___________social no processo de construção das funções psicológicas humanas. E Vygotsky define a zona de desenvolvimento _________ como sendo a distância entre os dois níveis citados acima.
A sequência correta de palavras que completam as lacunas é:
Interação, Proximal, Real, Potencial,
Proximal, Real, Potencial, Interação
Potencial, Interação, Real, Proximal
Real, Proximal, Interação, Potencial
Real, Potencial, Interação, Proximal
Sobre a filosofia da Modificabilidade Cognitiva Estrutural (MCE), podemos afirmar que:
I - Se contrapõe às teorias psicológicas do desenvolvimento, que consideram a origem das limitações do ser humano no indivíduo (inatista) ou nas condições de estímulos oferecidas em seu meio (ambientalista).
II - Defende a capacidade única, peculiar, singular e plural de os seres humanos mudarem ou modificaram a estrutura do seu funcionamento cognitivo, visando à adaptação às exigências, constantes e mutáveis das situações que caracterizam o mundo exterior envolvente.
III - Trata-se de uma transformação do processo cognitivo em si próprio, no seu ritmo, na sua amplitude e na sua natureza autorreguladora.
IV - Consolida que a capacidade de aprender é passível a todos os seres humanos e que todos nós temos a capacidade de desenvolver nossas potencialidades, sejam elas cognitivas, afetivas, emocionais, biológicas ou sociais.
A sequência correta se encontra em:
F – F – V – F
V – V – F – V
V – F – F – V
V – V – F – F
V – V – V – V
Conforme estudamos, Vygotsky afirma que a forma de avaliação do desenvolvimento de uma pessoa se dá por meio da comparação do que ela pode e sabe fazer sozinha com o que ela só consegue fazer com a ajuda do outro.
Vygotsky denomina essa capacidade de realizar tarefas de forma independente nível de desenvolvimento ______________, resultante de processos psicológicos evolutivos já consolidados. As tarefas que a criança necessita de subsídios para realizar ele denomina nível de desenvolvimento ______________. Essa possibilidade de alteração no desempenho de uma pessoa em função da interferência de outra é fundamental dentro da teoria de Vygotsky, em virtude do fato de que ele atribui uma importância extrema à ___________social no processo de construção das funções psicológicas humanas. E Vygotsky define a zona de desenvolvimento _________ como sendo a distância entre os dois níveis citados acima.
A sequência correta de palavras que completam as lacunas é:
Interação, Proximal, Real, Potencial,
Proximal, Real, Potencial, Interação
Potencial, Interação, Real, Proximal
Real, Proximal, Interação, Potencial
Real, Potencial, Interação, Proximal
Sobre a filosofia da Modificabilidade Cognitiva Estrutural (MCE), podemos afirmar que:
I - Se contrapõe às teorias psicológicas do desenvolvimento, que consideram a origem das limitações do ser humano no indivíduo (inatista) ou nas condições de estímulos oferecidas em seu meio (ambientalista).
II - Defende a capacidade única, peculiar, singular e plural de os seres humanos mudarem ou modificaram a estrutura do seu funcionamento cognitivo, visando à adaptação às exigências, constantes e mutáveis das situações que caracterizam o mundo exterior envolvente.
III - Trata-se de uma transformação do processo cognitivo em si próprio, no seu ritmo, na sua amplitude e na sua natureza autorreguladora.
IV - Consolida que a capacidade de aprender é passível a todos os seres humanos e que todos nós temos a capacidade de desenvolver nossas potencialidades, sejam elas cognitivas, afetivas, emocionais, biológicas ou sociais.
A sequência correta se encontra em:
Interação, Proximal, Real, Potencial,
Proximal, Real, Potencial, Interação
Potencial, Interação, Real, Proximal
Real, Proximal, Interação, Potencial
Real, Potencial, Interação, Proximal